segunda-feira, 30 de março de 2009

Regresso de Granada 3

Então no dia 9 de Março lá estava eu, uma vez mais, no consultório da médica em Granada mas desta vez acompanhado não só pela minha mulher e pela minha filha mas também pelo meu filho, estreante nestas andanças.

Se em relação à minha filha a consulta seria apenas de acompanhamento e para obter novas receitas dos medicamentos para continuar com o tratamento, em relação ao meu filho estávamos com grande angustia por não saber se as pequenas “sombras” de despigmentação que lhe aparecerem no joelho seriam, ou não, sinal de vitiligo.

A médica fez então a revisão geral pelo corpo do Tiago com a tal lupa com uma lâmpada especial e com a qual se detecta o vitiligo (nós espreitámos pela lupa e de facto conseguimos identificar de imediato as manhas com o vitiligo principalmente os rebordos das manchas) e concluiu dizendo que de facto as manchas são uma despigmentação mas pelo facto de serem ainda tão pequenas e numa fase tão inicial ainda não têm diagnóstico, ou seja, nesta fase ainda não são nada e o mais provável é acabarem por desaparecer como outras que, diz ela, aparecem em crianças e que depois desaparecem normalmente.

Numa primeira ronda tirou-nos um grande peso de cima. Numa segunda fase continuamos preocupados (não tanto como inicialmente) e vamos continuar vigilantes para ver a evolução da manchita.
Em relação ao tratamento ela receitou uma pomadita “leve” (Vitix) e uma leve exposição solar.

domingo, 1 de março de 2009


Não queremos outra coisa. À falta de resposta aos emails que enviamos à médica decidimos marcar nova consulta.
Pelo facto da nossa filha estar também a retirar um sinal que tem no braço (por precaução) decidimos marcar a consulta o mais rapidamente possível. Ela tem cirurgia no dia 12 de Março e por isso marcámos a consulta no dia 9 de Março.
Vamos ver como esta corre e depois volto ao blog.

Mais uma viagem a Granada


Pois é … já não dizia nada a algum tempo mas já fomos outra vez a Granada.
A nossa médica até pode ser uma profissional 5 estrelas mas é pouco cibernáutica. Uma vez que nós somos de muito longe, tínhamos ficado de trocar mails com ela com o relatório da evolução do vitiligo, com fotografias, etc. mas ela demora meses para responder aos emails e depois não sabe dos mails e depois não recebeu nada e depois … marcámos consulta. Assim e uma vez que ficámos sem medicamentos para além de que tinha chegado ao fim o período de medicação, que ela aconselhou, fomos a Granada no dia 28 de Dezembro de 2008.
A viagem correu bem, apesar da “estupada”, e desta vez até deu para visitar a sierra nevada com neve e tudo. Estava um dia espectacular com um sol fantástico e muita neve para escorregar. Fiz grande “Sku” com a minha filha.
Em relação à consulta a médica uma vez mais foi muito atenciosa e registou com muito agrado a boa evolução e de recuperação que o vitiligo tem tido na Susana. Com a tal lâmpada, que detecta o vitiligo, descobrimos que há certos sítios que estavam afectados e que agora já não estão. O tratamento que ela prescreveu neste consulta foi muito diminuído em relação ao anterior e agora apenas colocamos a pomada para o vitiligo à noite.
Apesar das boas noticias também há das outras, ou seja, das menos boas. Começou a aparecer à Susana uma manchitas desta vez mais escuras, tipo nódoas negras mas mais sumidas, espalhadas pelo corpo em locais que não têm a ver com os locais onde temos posto as pomadas para o tratamento do vitiligo. A médica disse que as manchas não têm a ver com o tratamento do vitiligo e que deveriamos vigiar o tamanho e o número das manchas para lhe dizermos (mas à velocidade que ela responde aos mails tamos bem lixados). Já agora aproveito para perguntar se alguém conhecer alguma história sobre estas manchas agradeço que digam qualquer coisa. Tamos, como não podia deixar de ser, muito preocupados com isto. Para além disso a pele da Susana tem apresentado outros aspectos que devem ter a ver com os tratamentos, como por exemplo mais borbulhas e a pele mais rosada e seca nas bochechas e noutras zonas do corpo.