O tratamento da médica espanhola que tenho vindo a fazer é a base dos chamados corticóides ou corticosteróides. Apesar de ela mudar de uma marca para outra e de uns produtos para outros, para além de dizer que se deve colocar muito pouca pomada, estou preocupado porque me parece que a pele da minha filha, principalmente na zona do peito, está a ficar mais fina e com as veias mais visíveis.
Como estou com algum receio que o tratamento faça mais mal que bem gostaria que me dissessem se alguém tem experiência no uso deste tipo de medicamentos ou outros parecidos e se conhecem os seus efeitos secundários.
Adianto ainda que os médico portugueses, regra geral, evitam este tipo de tratamentos porque consideram que pode envolver algum risco, apesar disso conhecem a medicação e prescrevem-na para algumas situações mas por muito pouco tempo (tipo 2 ou 3 semanas), e em doses muito reduzidas.
Ou seja, acho que os médicos espanhóis têm mais tratamentos porque também utilizam certos medicamentos que os portugueses também conhecem mas evitam prescrever.
Isto realmente, e conforme tenho vindo a dizer, não há milagres e temos que avaliar muito bem que tipo de tratamentos fazemos e se vale mesmo a pena arriscarmos certas coisas.
Posso adiantar que acabei por ir a um médico português que me aconselhou a parar com os corticóides uma vez que considerava que já se notava alguns efeitos do seu uso prolongado, principalmente na zona do peito.
Obrigado a todos.
VII Encontro PETNET
Há 12 anos