segunda-feira, 15 de março de 2010

Boa tarde caros amigos,

Bem sei que tenho andando longe do Blog sem tempo para escrever mas queria apenas partilhar uma reflexão.
Li no outro dia que a psoríase vai ser considerada doença crónica. Isso terá todas as vantagens inerentes, desde comparticipação em medicamentos, etc..
O que acham disto? Não acham que o vitiligo também deveria entrar neste grupo?
Sinceramente e salvo melhor opinião penso que poderia haver abertura e que o vitiligo também fosse considerada doença crónica, não acham?

Abraços

6 comentários:

Ana disse...

Cheguei ao seu blogue através de uma pesquisa no google e dou-lhe desde já os parabéns!
Concordo totalmente que o vitiligo deveria entrar nesse grupo , os medicamentos e os tratamentos são tão dispendiosos...
Enfim,pode ser que as coisas mudem para o nosso lado também!

Anónimo disse...

pareceu -me recentemente a doença , estou pouco informada com os problemas, dos tratamentos e das doenças.
E tnho muitas questões sobre o assunto.
Eu apenas tenho esse problemas nas mãos quase não se nota excepto um dedo, quais são as probabilidades de isto se espalhar ?

Jorge Louro disse...

Aqui no blog podes encontrar já muita informação sobre o vitiligo. Também podes verificar e posso-te desde já dizer que é impossível estabelecer um padrão de comportamento do vitiligo porque cada caso é uma história e para umas pessoas a verdade é uma e para outras é precisamente o contrário. Penso que o importante é teres atenção ao evoluir da doença e tentar algum tratamento o mais cedo possível.

Anónimo disse...

eu sinceramente gostava imenso que em Portugal houvesse maior abertura para o assunto.
Infelizmente, ainda no nosso senso comum existem muitas falhas na informação sobre esta doença que acarreta em si outros problemas bem piores do que a própria doença... o vitiligo so se conheceu em muito porque existem rumores de que o sr m. Jackson a tinha.
O caso agrava-se na comunidade médica que deveria de dar mais importancia não só pelos disturbios emocionais que geram a doença e que pioram com ela mas, pior (!!!) o decréscimo de defesas que a nossa pele sofre. A melanina é uma defesa na medida em que sem ela a pele deixa de pigmentar e dessa forma fica mais sujeita a queimaduras solares que podem ter proporções bastante alarmantes... Dever-se-ia actuar no sentido de informar como actuar no caso de, proporcionar melhor assistência ao paciente, e claro como disse baixar custos mas, uma vez mais, lastimosamente, o vitiligo e o seu efeito é substimado e considerado, como já alguns médicos me disseram, "apenas estético" é uma doença que deve de ser vista como tal como a psoríase ou outra qualquer doença. Mas muito mais havia para ser feito e muito mais para ser dito e muito mais deveria de ser desenvolvido.

Cristina

Anónimo disse...

eu tenho vitiligo so no rosto e sinto-me mal porque as pessoas olhao muito para mim estou farta de usar cremes e nada da resultado

Jorge Louro disse...

Olá anónima,

não queres partilhar a tua experiência mais pormenorizada de tratamentos, que cremes usaste, etc. Pode ser que alguém deixe alguma sugestão de tratamento ou partilhe uma experiência semelhante com outro tipo de resultados.
Força e não desanimes. Boa sorte.
Aparece sempre que quiseres conversar um pouco.