quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mais uma para a colecção

Então lá fui à tal clínica Corpo Limpo.
Posso já adiantar que gostei. Não tem a ver com algum resultado com o vitiligo, porque ainda é muito cedo para avaliar isso, mas teve a ver com uma primeira impressão sobre a terapeuta que me atendeu. Era uma senhora muito simpática, muito calma a falar, e que transmitia uma tranquilidade muito grande, como se ela nunca se irritasse (como se isso fosse possível, hehe).

O tratamento, segundo ela e podem ler no site, tem a ver com a limpeza das energias más do nosso corpo e que nos provocam doenças. E eles fazem isso acedendo ao cérebro e actuando directamente nele.
O vitiligo, para eles, é provocado por questões emocionais que até podem estar a ser despoletadas inconscientemente mas que devem ser tratadas para se resolver o vitiligo. Não vale a pena estarmos com medicamentos e pomadas e raios se não tratarmos da questão essencial que é a emocional.

Fez-me uma série de perguntas para ver se encontrava alguma explicação para essa questão emocional mas, como eu já pensava, não detectou nada que salte à vista imediatamente.

O tratamento consistiu na colocação da minha filha deitada numa pequena maca de barriga para cima e a terapeuta sentada numa cadeira por trás dela e com as mãos na cabeça dela. Sem barulhos, apenas com uma musica de fundo muito relaxante. Passados cerca de 30 ou 40 min acabou.

Tudo isto não me parece nada de especial (esperemos que traga resultados) com excepção da conversa que ela teve connosco (comigo e com a minha filha) sobre o vitiligo. Ela disse que sabe bem os problemas psicológicos que podem surgir com o vitiligo porque teve vitiligo quando era adolescente (ela actualmente, pelo menos aparentemente, não apresenta sinais de vitiligo) e que a Susana vai ficar boa. Não disse: talvez … vamos ver …. Vai ficar boa e o aumento das manchas, se estiverem a aumentar, vai parar desde a primeira consulta. Disse isto peremptoriamente e a minha filha até lhe perguntou “e é para o resto da vida?” e ela disse-lhe: “sim! Acreditas em mim?”.
Fico cheio de dúvidas. Por um lado acho que isso seria muito bom mas por outro, como já disse muitas vezes aqui no blog, o melhor é tentar aceitar o problema para ser mais facil lidar com ele. Muito gente deve pensar, como eu, que se isto não der resultado pode ter mais efeitos negativos que positivos porque pode trazer expectativas e ansiedade a uma situação que, emocionalmente, podia até estar estabilizada e aceite.

Digam-me a vossa opinião e eu vou dando notícias da evolução do vitiligo na minha filha e dos tratamentos.

72 comentários:

Aurora disse...

Olá Jorge!

Gostei do comentário e espero que resulte. Sou um pouco céptica mas provavelmente também tentarei. Pode ir dizendo as novidades. Já marquei consulta na dermatologista Drª Martinha porque é mais próximo para mim. Vou dizendo as novidades. Por minha autoria estou a tomar HELIOCARE mais folicil e viatamina B12 mas não noto diferença. O protopic também não resulta comigo.
Abraço e tudo de bom.

ana disse...

Olá Jorge
O que me ocorre assim de repente é congratulá-lo pela iniciativa de experimentar coisas novas que saem do âmbito das "pomadas e medicamentos e raios". Como já referi noutro comentário não sou muito crente na questão das energias, mas que deve haver qualquer coisa isso deve, e não me parece que traga mais efeitos negativos do que positivos esta nova experiência desde que o Jorge consiga moderar na filhota as expectativas, fazendo ver que é uma tentativa que pode ou não resultar.
Da minha parte desejo sinceramente que tudo corra pelo melhor.
Cumprimentos
Ana

Mónica disse...

Também já experimentei o Protopic há uns anos atrás e não obtive grandes resultados...
Apesar de ser essencialmente estético,é uma doença que me complexa, pois apareceu-me junto aos olhos...
Espero que a medicina evolua e que nos traga esperança!
Boa sorte e que corra tudo bem.
Cumprimentos.

. disse...

Olá,

encontrei este blog por acaso e que li com interesse, tenho vitiligo desde que nasci e as manchas desaparecem de um lado e aparecem noutro. Já fiz um tratamento há muito tempo que consistia num comprimido(já nao me lembro do nome) e expor a pele ao sol durante 15 min. todos os dias e resultava elas desapareciam, mas não cura, se parar o tratamento eles voltam a aparecer. Este ano visto alastrar um bocadinho mais decidi ir a um outro especialista e vou começar a tomar beta-caroteno, não sei se vai resultar mas decidi deixar o meu testemunho aqui. Boa sorte e acredito que a medecina mais tarde ao mais cedo vai encontrar uma solução definitiva

Anónimo disse...

Ola

Ja escrevi em seu blog antes

Sou do Brasil, passo a mesma coisa que você, tenho um filho, Diogo, que ira fazer 6 anos em janeiro. Ele tb tem vitiligo, no rosto (face)
No inicio era perto da boca e no nariz, agora apareceu um pouco em baixo do olho. Relamente é muito dificil, a gente se pergunta por que acontece isso, mas é o que você falou, temos que aceitar
Sabe de uma coisa que deu uma mlehorada, uma folha de uma planta que não fica muito proximo de mim, pois resido em São Paulo, essa folha de CAJA é encontrada no estado da Bahia cerca de 2000km

Anónimo disse...

Olá Paulo,

Estou ansiosa por saber notícias sobre os efeitos da terapia feita à sua filhota na Clínica Corpo Limpo. No seu post anterior, escreveu que apenas tem um testemunho duma pessoa amiga, mas não nos conta se deu algum resultado nela. Essa informação era importante.
Vinha perguntar-lhe quanto é o preço de cada sessão, e quantas sessões prevêm fazer-lhe. Só para ter uma ideia do orçamento a que poderá ficar e, se a minha bolsa pode comportar. Ou, se nem a uma primeira sessão eu terei alguma hipótese de ir...
Esta doença acompanha-me há 35anos (começou aos 13anos) e evoluiu sobretudo após os 40anos, estando já espalhado por todo o corpo. Mas, como quase todos os que sofremos de Vitiligo, se pudermos ficar com um tom uniforme seria outra vida por todas as razões já descritas.
Obrigada por nos ir informando de terapias alternativas que talvez possam ser a solução!!!

Até breve

Anónimo disse...

Olá Paulo,

Estou ansiosa por saber notícias sobre os efeitos da terapia feita à sua filhota na Clínica Corpo Limpo. No seu post anterior, escreveu que apenas tem um testemunho duma pessoa amiga, mas não nos conta se deu algum resultado nela. Essa informação era importante.
Vinha perguntar-lhe quanto é o preço de cada sessão e quantas sessões prevêm fazer-lhe. Só para ter uma ideia do orçamento a que poderá ficar e, se a minha bolsa pode comportar. Ou, se nem a uma primeira sessão eu terei alguma hipótese de ir...
Esta doença acompanha-me há 35anos (começou aos 13anos) e evoluiu sobretudo após os 40anos, estando já espalhado por todo o corpo. Mas, como quase todos os que sofremos de Vitiligo, se pudermos ficar com um tom uniforme seria outra vida por todas as razões já descritas.
Obrigada por nos ir informando de terapias alternativas que talvez possam ser a solução!!!

Até breve

Liliana disse...

Olá Paulo,
Soube às 2 meses que a minha filha de 2 anos está com vitiligo. Aparentemente tem apenas 1 mancha por cima da sobracelha, mas tem várias manchas brancas no corpo umas que parecem manchas normais que surgem na época da praia(segudo a dermatologista)mas em relação a outras tenho serias dúvidas sobre se não serão realmente vitiligo. Estou a colocar-lhe protopic 0,03% à noite, ainda não noto nada mas talvez seja cedo.
Li que a sua filhota teve resultados positivos com este medicamento, gostava de saber quanto tempo demorou até conseguirem notar melhorias...

Desde já muitos parabéns pelo blog, a partir de agora vou segui-lo atentamente, pois pelo que tenho conseguido saber sobre este problema, para conseguir ajudar a minha filha vou precisar de planos B,C,D...e mais alguns...
Estou disposta a tudo e por isso estou a tentar recolher todas as hipóteses possíveis.

Desejo que tudo corra pelo melhor!!!
Até breve.

Anónimo disse...

Jorge, O Protopic que vc usa é o 0,1 ou 0,03?
Vou trocar o Elidel pelo Protopic na minha filha de 8 anos pois acho que o efeito é melhor...

Grata,

aurora disse...

Ontem fui à consulta da Drª Martinha em Leiria. Vim bastante desanimada. Os tratamentos com UVB resultam mas nas lesões da cara e pescoço.
Resultado: Vou continuar a aguardar avanços da medicina.
As melhoras para todos.

anniehall disse...

Jorge , como vai?
como sabe o vitiligo é uma doença auto-imune , genética e sendo assim o estado psicologico da pessoa pode ter alguma influência pois altera a imunidade. Dai a ser a unica causa é enganoso.Que o se estar bem psicologicamente está na propria definição de Saude :- estado de bem estar fisico, psicologico e social ...."
Fico muito triste por pessoas desonestas se aproveitarem de situações clinicas para as quias ainda não há cura para lhes "roubar" dinheiro.....
Vá dando noticias
ana

Unknown disse...

ola sou o sergio tenho 42 anos e vivo com o vitiligo desde os 6 anos de idade,ja conheci varios tratamentos ,em portugal cuba e brasil.pois podem acreditar meus amigos,com muita pena minha,mas nao ha cura possivel toda essa gente que promete a cura e mentirosa e so quer o nosso dinheiro.conheço tratamentos que melhora durante uns tempos mas depois tudo volta, e por vezes mais forte.por isso o meu concelho enao ligue somos pessoas normais ,o vitiligo nao e pessonha!!!

Anónimo disse...

Ola a todos! O meu nome é Cris, tenho 26 anos, trabalho como hospedeira de bordo e tenho vitiligo!

Desde os meus 7 anos que tenho vitíligo, e desde ai que não parou mais de crescer! Ja tentei quase todos os tipos de tratamento, fui a medicos, a psicologos, curandeiros, homeopatas, mestres de reiki, e não sei que mais! A verdade é que continuo com o meu vitíligo!

Dizem que as questões emocionais despontam e/ou agravam o vitiligo por isso começo a achar que talvez "uma olhadela" no interior de cada um será o início da cura!

Se não for a cura, será pelo menos parte da solução, porque depois de algumas auto-analises, em busca da solução começamos por aceitar o que somos ou o que temos! E isso permite-nos seguir em frente. (não podemos esquecer que o stress/frustração/ansiedade pela qual passamos enquanto procuramos um tratamento... agravam mais ainda a nossa condição! Por isso temos que leva-lo com mais calma!)

Graças a isso consegui seguir em frente e hoje tenho um emprego que nunca pensei que conseguiria ter! Ainda por cima tenho vitiligo na cara, nas maos, nos cotovelos, entre outros sítios!

Não digo com isto que não procuro uma cura! Procuro sim... mas de uma forma mais tranquila e relaxada!

Boa sorte a todos!

Jorge Louro disse...

Olá a todos e obrigado pelos comentários,
A experiência que me contaram da clinica corpo limpo foi uma experiência com uma menina com cerca de 8 anos e que, em seis meses, teve uma evolução do vitiligo muito grande. Eu falei com a mãe da menina e ela disse-me que depois ir lá a evolução parou imediatamente e que a partir dai, aos poucos, tem havido retrocesso das zonas afectadas.
A minha filha ainda não tem muitas zonas afectadas mas tenho notado uma estabilização e pelo menos tem um lado positivo que é o facto de ter parado com todas as medicações (já agora o protopic que utilizava era de 0.03).
O que a Ana referiu é um aspecto que me preocupa sempre porque de burlas e aldrabices estamos fartíssimos e por exemplo, no caso da clinica, por vezes somos atendidos por uma auxiliar que me parece perceber pouco do assunto. Cada sessão são 150 euros o que em tempos de crise ....
De qualquer das formas e comentando um pouco o que o pessoal tem referido no blog, nomeadamente a Cris, a minha procura por soluções alternativas para este problema é feita de forma relaxada, sempre na tentativa de não deixar passar para a minha filha qualquer tipo de ansiedade ou preocupação com a doença. Gosto sempre de realçar os comentários do pessoal que encara de forma natural as manchas e consegue ultrapassar as dificuldades de forma positiva.
Bom natal para todos

Sofia disse...

Olá a todos,

há quase um ano atrás escrevi aqui porque me tinha sido diagnosticado vitiligo. Entretanto prossegui com o tratamento que me tinha sido receitado durante 6 meses, ao final dos quais fui novamente ao médico e afinal estava a fazer o tratamento incorrectamente: era suposto tomar Lipoacid Combi (um suplemento alimentar com antioxidantes)todos os dias e não tomar 15 dias e parar outros 15 como havia feito, e aplicar a pomada Advantan nos locais afectados, isso sim 15 dias e não todos os dias como estava a fazer... Nesse período de 6 meses apareceram mais manchas e algumas desapareceram. Entretanto, comecei a tomar o Lipoacid todos os dias e já não apareceram mais manchas e as que existiam foram sendo repigmentadas, mantendo-se apenas as das mucosas que segundo o dermatologistas sao mais dificeis de curar. Nem sequer tenho colocado a pomada, o que é bom, porque tinha alguns potenciais efeitos secundários. Já se passaram 3 meses e assim continuo. O chato é estar dependente destas vitaminas todos os dias, sendo que às vezes esgotam em todas as farmácias, como foi o caso deste mês...
Quando fiz alguma pesquisa na internet sobre os efeitos destes comprimidos no vitiligo encontrei uns estudos que indicavam sucesso quando comparados com comprimidos placebo. Não sei se funcionará com toda a gente, mas quis partilhar esta minha experiência, até agora positiva, pois poderá ser útil para alguém.

As melhoras e mantenham a esperança!

Aurora disse...

Olá Sofia!
Obrigada pelo testemunho. Não se importa de explicar melhor o tratamento? A pomada coloca uma vez ou duas por dia? Percebi que é durante 15 dias e depois pára outros 15 não é verdade?! O Lipoacid Combi toma uma vez ou duas?! Obrigada. Tenho feito tratamentos mas não tenho tido resultados.

carla disse...

Olá Sofia,

Fiquei animada com o seu testemunho, também tenho vitiligo e já fiz várias tentativas com pomadas e nada! Pode pf falar-me mais sobre o lipoacid combi?Foi algum médico que lhe receitou?
Muito obrigado,

Carla

Unknown disse...

olá,
tenho 17 anos e tenho vitiligo desde os nove. até a algum tempo n liguei nada ao vitiligo, ate pk o tratamento k estava a fazer tava a dar resultado na face, que era o k mais me preocupava. á uns meses para ca voltou me a aparecer na face e alastrou-se pelas maos, fiquie assustada e não sei o k fazer, tenho muito medo que se alastre na cara, esse é o meu maior receio. esta doença afecta mt psicologicamente, pois eu ja tentei algumas vezes o suicidio.
se alguem me poder ajudar agradeço
melhoras para tds vcs

Unknown disse...

Olá Turma,
Já há muito tempo que não vinha ao blog apesar de ler sempre as mensagens colocadas mas ao ler o teu testemunho tive que participar.
Sem dúvida que esta doença afecta emocionalmente as pessoas e é esse o seu maior problema, como temos escrito no blog por diversas vezes.
Testemunhos como o teu deixam-me muito preocupado, por ti, como é óbvio, mas também por todas as pessoas que têm esta doença, como é o caso da minha filha.
Temos lido testemunhos dos mais diversos, desde pessoas a quem o vitiligo passa completamente ao lado como outras que ficam mais em baixo, mas de facto chegar ao ponto que referes no teu testemunho é muito preocupante e perturbador.
Não sou psicólogo e longe de mim ter tal pretensão mas já pensaste recorrer a uma ajuda profissional? É que por vezes, com depressões e coisas do género há problemas que parecem o fim do mundo quando na verdade, analisados de uma certa perspectiva, mais optimista e positiva, são situações perfeitamente suportáveis e geriveis. Tenho muito pena que tenhas passado por isso e espero que não voltes a passar. Podes ler os vários textos do blog uma vez que penso já ter muitos testemunhos das mais diversas experiências e que te poderão ajudar, inclusivamente sobre eventuais tratamentos, com resultados sempre duvidosos como sabes.
Desejo-te muita sorte e força e sempre que precisares podes vir a este local conversar e descarregar as tuas raivas e angustias mas também felicidades que decerto também terás.
Jlouro

Sofia disse...

Olá,

Aurora e Sofia, sim, estes tratamentos foram receitados por um dermatologista. O lipoacid Combi é um suplemento alimentar com antioxidantes especificos e tomo só uma vez por dia, todos os dias, a seguir ao pequeno-almoço. A pomada coloco apenas quando me aparecem manchas novas (todos os dias, durante 15 dias e depois param-se outros 15 dias). A pomada convém deixar durante cerca de 2 horas sem contacto com roupa ou outros materiais que possam remover a pomada, de modo a que tenha tempo de actuar (eu costumo colocar à noite, enquanto vejo televisão).
Se puderem depois digam se também resulta convosco!

As melhoras

carla disse...

Obrigado Sofia, vou comprar o lipoacid combi e vou experimentar. Não sei se também acontece convosco, mas quando chega esta altura do ano, é um stress...por causa do sol, as manchas começam a notar-se mais, fujo dos passeios ao ar livre e do sol...é uma chatice! Tenho a pele clara e principalmente nas mãos nesta altura do ano começam logo a notar-se mais as minhas manchas.

Muito obrigado e tudo de bom.

Anónimo disse...

Muito obrigada Sofia!

Também vou experimentar, embora que já viva com esta falta de pigmantação há 38anos, não desisto.
Que saudades tenho de andar um pouco mais destapada e sem me sentir um dalmata...

Cristina

Aurora disse...

Obrigada!
Também vou experimentar. Se der resultado digo. Abraço para todos.

Anónimo disse...

jORGE,
nao tenho vitiligo,
tenho psoriase, as uns dias tenho procurado me informar sobre o centro de cura corpo limpo em lisboa,
e tenho procuradp por informações, ce voce puder me passar algumas sou muito grato.

abraço

israelmarques_@hotmail.com

MF disse...

Bom dia a todos

Tenho acompanhado recentemente o blog e acho que é muito importante na troca de experiências na 1ª ou 2ª pessoa. Como todos sabemos, a informação na net é muito variada e por vezes pouco credível. É necessário fazer uma grande filtragem e tentar captar apenas o mais importante e que tenha resultados.
Antes de mais, uma breve introdução. Tenho vitíligo há aproximadamente 10 anos. Durante muito tempo tive apenas na face (pouco junto aos lábios) e nas mãos junto às unhas. De há 1 ano para cá tem aumentado, principalmente de há 3 meses para cá. Presentemente tenho mais nas mãos e no canto de um olho. Fiz muita pesquisa e alguns tratamentos (protopic, cortisona em pomada, acupultura, entre outros).
De momento comecei a fazer o tratamento com o medicamento de Cuba (Melagenina Plus). Espero não falhar dia nenhum durante pelo menos 6 meses! Em complemento comecei hoje a tomar o Lipoacid Combi (mal não faz, por isso sempre é mais uma esperança!). Vou investigar a clínica que tanto falam em Belém (Centro de Cura Corpo Limpo).

Tenho quase a certeza que o aumento das manchas está directamente ligado ao stress a que somos sujeitos. Já disseram que devemos fazer uma dieta, evitando carnes, alimentos com elevada acidez (laranjas, limões, etc), bebidas alcoolicas, etc. Também já disseram que tem a ver com um desequilíbrio do fígado e dos rins... Enfim, já me disseram muita coisa!

Vou acompanhar o blog e caso tenham alguma questão, vou estando por aqui. Quem encontrar a cura.... Divulgue ao mundo!!


Um abraço

Miguel disse...

Olá! Chamo-me Miguel, tenho 31anos e tenho vitiligo desde os 19. Tenho as manchas principalmente nas mãos e cara e têm vindo a aumentar com o passar dos anos, já é maior a área com manchas do q sem elas (mãos e cara). Apenas regrediram numa altura em que apliquei cortizona am pomada durante 3 meses, mas tem efeitos secundarios e é muito chato todos os dias aplicar e era muito gordurosa e qdo deixei de aplicar, voltou ao mesmo. Realmente nesta altura do ano a pele escurece e nota-se mais e fico sempre um bocado em baixo e a evitar o contacto com o sol e menos capaz de conviver. E também há alturas em que tenho vontade de me "atirar da ponte". Também vou experimentar o Lipoacid Combi. Enquanto há vida, há esperança :) Existem também uns produtos de maquilhagem em farmacias que disfarçam razoavelmente bem, mas saiem com facilidade (por exemplo numa refeição com o uso do guardanapo) e com barba n se consegue espalhar a maquilhagem. Coragem para todos :) sabe sempre bem partilhar a nossa historia, desculpem o tamanho da mensagem.

Miguel disse...

Alguém já tem alguma novidade sobre resultados que tenha obtido com o Lipoacid Combi?

Anónimo disse...

Miguel,

Depois da Sofia ter postado aqui a sua experiência com o Lipoacid Combi, decidi experimentar, como deixei também escrito.
Então, e depois de já há 1mês estar a tomar diáriamente o comprimido, posso dizer o seguinte: De facto, noto que o vitiligo na cara não aumentou e até está ligeiramente mais reduzido. No resto do corpo já nem vou reparar. Só irei ocupar-me com o resto do corpo quando estiver despachada da cara. Portanto, vou continuar com o Lipoacid Combi até fazer os seis meses prescritos à Sofia.
Muito obrigada Sofia, por partilhar a sua experiência que pode ajudar mais pessoas tão saturadas já, de tratamentos e mais tratamentos sem resultados. E agora que a crise aperta que nem uma doida, esta dica veio mesmo a calhar.
Se continuar a ver melhoras na minha aparência e não me sentir tão dalmata com o Lipoacid Combi, voltarei para dar notícias.

Cristina

Anónimo disse...

Miguel,

Aprendi com a experiência pessoal que já vai longa...o seguinte: Aplicar auto-bronzeador nas zonas despigmentadas - sempre vai durando mais tempo que os cremes que se vendem na farmácia e não saiem à primeira lavagem. Enfim, é um treino à paciência...


Yours,
Dalmata

Aurora disse...

Olá!
Também comprei o Lipoacid Combi mas não tenho sido muito "certinha" na toma, às vezes eaqueço-me.Ainda não notei grandes resultados. Talvez um pouco "avermelhadas". Vou contando as novidades.

Aurora disse...

Alguém já experimentou o viticromim?

Anónimo disse...

Caro MF,

Nunca experimentei Melagenina Plus. Pode informar-nos onde se pode comprar este produto em Portugal, o preço e a posologia?

Muito obrigada

MF disse...

Bons dias

Relativamente ao Melagenina Plus, foi um amigo meu que foi a Cuba e conseguiu trazer o medicamento de lá. Eu comprei a 25€ cada frasco. Neste momento tenho 8 frascos para realizar o tratamento. Pelo que pesquisei deve ser feito de 6 meses a 1 ano. Eu aplico todos os dias à noite antes de me deitar. Podem ver mais informação se pesquisarem em www.youtube.com por Melagenina Plus.
Como disse anteriormente, estou a tomar o Lipoacid Combi (há 5 dias...). Já pesquisei pelo Viticromim na net e parece-me bem... Mas preciso de pesquisar mais um pouco... Vou divulgar este blog a mais amigos que também sofrem do mesmo mal....

Um abraço a todos!!!

Anónimo disse...

Muito obrigada MF.

Pois bem...não tenho ninguém chegado nem afastado que me possa trazer Melagenina Plus... E gostava de experimentar!

MF disse...

Bons dias

Em resposta a Anónimo:

Existem muitas teorias e relatos de tratamentos que já fizeram efeitos. Na minha opinião cada caso é um caso e terá o seu tratamento específico. Relativamente ao Melagenina Plus, não acredito que seja cura definitiva, tal como não acredito que qualquer pomada o seja. Podem realmente ajudar na pigmentação (e já é muito!!) mas a raiz do problema não é tratada. Acredito que o vitíligo seja desencadeado pelo stress e pelo consequente desequilíbrio hormonal/químico. E é aí que temos de actuar! Temos de andar de bem com a vida e encontrar algum medicamento que ajude no equilíbrio/carência de alguns níveis. Após 6 dias a tomar LipoAcid Combi, parece-me que a despigmentação nas mãos está a ficar disfarçada. Pode ser psicológico... Mas que seja! É o que eu vejo! Vamos usar o efeito "bola de neve" no bom sentido! "A despigmentação está a ficar disfarçada e sinto-me cada vez melhor e a acreditar!"

Grande abraço

Miguel disse...

Olá a todos :)
É bom ver que o blog está vivo.
Eu também comecei hoje a tomar o Lipoacid Combi, espero também ver melhoras :)
Lembro-me de a uns tempos (anos) atrás ter pesquisado o viticromin,mas já não sei a que conclusão tinha chegado, se clahar aquilo é só vendido no brasil ou não?e mesmo que vendam pra portugal, deve haver o problema de passar na alfandega.
Uma vez andei a tomar fenilalanina, que segundo um senhor que pesquisava o vitiligo, fazia efeito, tomei uma série de frascos de comprimidos (comprados no celeiro) e não notei nenhum efeito. E então na época encomendei uns frascos vindos dos EUA pela internet pq ficava mais barato, mas ficaram retidos na alfandega :).

Em relação ao auto-bronzeador, uma vez também me lembrei disso, mas o resultado ainda foi pior, porque nos locais onde apliquei, ficou com uma cor alaranjada e não disfaçava nada, pelo contrário :) Não deve ser fácil acertar com o tipo de autobronzeador e a quantidade. Ou coloca-se em toda a área e não apenas nas manchas? não me tinha lembrado disso.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Obrigada MF pela achega e tem toda a razão.

Miguel: eu tentei vários auto-bronzeadores até conseguir o que tem o tom que se assemelha mais ao meu tom de pele. Eu só ponho nas mãos e joelhos. Nunca fica igual, mas não choca tanto. Também há o jetbronze, mas nunca experimentei.

E praia ou sol para mim foi à vida. Não aguento o contraste, em mim, da falta de pigmentação em relação ao fantástico bronze com que ficava. Ficava um bicho!

É tudo o que sei...

Sofia disse...

Olá a todos,

fico muito contente de o LipoAcid combi estar a ajudar a algumas pessoas. De facto tem de se ser certinha a tomar, eu pelo menos noto que se me esqueço as manchas aumentam. Também noto que com o stress as coisas pioram... o mais dificil é acabar com o stress!!
O dermatologista disse-me para continuar com o este tratamento até que deixe de funcionar, por isso espero que o Lipoacid continue a fazer efeito, nem que o tenha de tomar o resto da vida...

Anónimo disse...

Olá
Tenho vitiligo há pouco mais de 5 anos. Nestes últimos 6 Meses aumentou bastante nas mãos e é extremamente difícil lidar com os olhares inquisitórios.
Das pessoas que já conhecia antes do vitiligo é estranho porque todos me perguntam o que é, das pessoas que tenho conhecido é igualmente estranho pois sei que apesar de não me perguntarem ficam bastante curiosas umas vez que sou moreno e dá para notar.

Bem, o que queria partilhar é que também vou começar a tomar lipoacid Combi mas queria também saber se alguém já experimentou tomar “serralha” planta fácil de encontrar e que segundo alguns testemunhos(INTERNET ) resolve o problema.

Muito Obrigado e também vou dando noticias.

João

Anónimo disse...

Boa noite. Gostaria de saber novidades sobre o tratamento e de o contactar por e-mail, se for possível. Cumprimentos

MF disse...

Bons dias

Ainda é cedo para avaliar os resultados do tratamento com Lipoacid Combi. Estou quase a fazer 1 mês e pelo que li deve ser feito durante mais tempo. Parece que estou melhor, mas pode ser apenas uma ideia minha. Mas para mim, continuo com a ideia que o melhor tratamento é mesmo a nossa mente. Libertar o stress.... Notei que nos últimos 6 meses aumentou. Olhando para trás, vejo que tive mais stresses relacionados com o trabalho (mais trabalho, mais responsabilidade), deixei de praticar desporto (por falta de tempo...) e passei a ter menos tempo para mim... Na minha opinião estes factores são fundamentais para a recuperação.

O contacto é o meu?

Anónimo disse...

Era o do administrador. Cumprimentos

Jorge Louro disse...

o meu contacto electrónico é jorge.a.louro@gmail.com

cump.

Anónimo disse...

Bom dia, alguns membros na minha familia sofrem desta condição, infelizmente, nunca é demais informação e agradeço a sua pro-actividade ao criar este blogue, espero que possa continuar a actualizá-lo, obrigado

Anónimo disse...

Boa tarde.

Há já quase um ano que não publica nada no seu blogue. Tinha dito que o faria de forma a dar notícias da evolução do vitiligo na sua filha. Há já algum tempo que aguardo por essas novidades, tendo em conta o tipo de tratamento efectuado (com certeza que não serei o único).

Agradeço-lhe que não deixe de o fazer.

Um abraço

aurora disse...

Continuo a tomar o Lipoacid Combi mas, infelizmente, não noto resultados. Porque não avançam na ciência?! O Verão é um desespero!

Miguel disse...

Já várias pessoas pediram mais informações sobre o tratamento de que falou aqui no blog. Porque é que não fala sobre ele? Porque é que deixou de dizer o que quer que seja? Muito estranho...

Jorge Louro disse...

Olá a todos,

desde já peço desculpa por não escrever tão regularmente como escrevia mas não tem sido possível. De facto o unico problema é que não tenho tido tempo, não há nada de estranho, até porque não tenho ido à clinica ultimamente.
De qualquer das formas já escrevi no blog algumas vezes sobre o tratamento e deixo aqui um email que enviei para um amigo que me pediu algumas informações por email:
"Olá António,
agradeço o seu email mas quero-lhe dizer que preferia que fizesse esses comentários no blog porque é precisamente a partilha destas informações que o tem alimentado e enriquecido. De certo que a sua experiência enriqueceria o blog.
De qualquer das formas posso transmitir-lhe a nossa experiência na clinica, aliás já a transmiti no blog.
Fui a 10 sessões com a minha filha que ainda não tem grandes zonas afectadas. Apenas tem pequenas zonas nas pontas de alguns dedos da mão e perto da boca. Apesar disso e na expectativa que as coisas não evoluissem mais, para além de um testemunho de uma amiga de uma amiga que foi com a filha e o vitiligo retrocedeu, resolvemos avançar.
Nessas 10 sessões (150 euros cada. Caro!!!) gostei muito quando fui atendido por um dos membros do casal proprietário. Transmiti no blog o que achei da senhora.
Resumindo, nessas 10 sessões não houve pioras mas também não verificámos grandes melhorias. Para já fizémos uma pausa e vamos aguardar a evolução do vitiligo na nossa filha.
Também lhe posso dizer que já ouvi, de várias fontes, e em momentos diferentes, vários testemunhos crediveis a falar muito bem dos tratamentos e da evolução principalmente ao nível da psioriase. Inlcusivé há um comentário recente no blog a dizer exactamente isso.
Hé mais testemunhos meus da clinica no blog que poderá ler.

Se precisar de mais alguma coisa avise.
Abraço

Anónimo disse...

Ola, sou uma adolescente e tambem tenho esta doença. É horrivel. Farto-me de chorar a pensar que nunca vai desaparecer. Mas a partir de hoje isso acabou. Estou farta de "ser fraca" como alias, me disse uma rapariga no meu blog, noutro dia (a proposito visitem: http://tellsomethingIdontknow.blogspot.com). Vou aprender a lidar com isto. Se tiver de aprender a lidar com isto para o resto da vida, vou aceitar. Boa sorte para a Suzana.

Lucente disse...

Olá,
Encontrei este blog através de outro e gostava só de deixar uma dica. O meu filho é intolerante ao glúten que é uma condição auto-imune e, como devem saber, estas doenças muitas vezes aparecem juntas. Logo já vi em muitos sites e livros a referência ao vitiligo, como associado a problemas com o glúten.
Não quer dizer que todas as pessoas com vitiligo sejam intolerantes ao glúten, nem que todas irão ver a remissão das suas manchas com uma dieta sem glúten, mas há bastantes casos de pessoas que deixam o glúten e registam uma remissão total ou quase total do vitiligo.
Eu própria, sabendo do efeito que o glúten pode ter na pele, faço a dieta com o meu filho e a minha psoríase tem vindo a desaparecer. Deixo também um link sobre a associação entre o glúten e o vitiligo, caso queiram mais informação: http://vitiligocover.com/vitiligo-celiac-connection/

Sofia disse...

Olá,

pois, eu também tenho outra doença autoimune relacionada com a tiróide (tiroidite) e o médico disse que muitas vezes as doenças autoimunes aparecem associadas.

Bia Didi disse...

Tenho vitiligo desde os 33 anos. Tenho as mãos até aos punhos completamente despigmentadas o que de Inverno é uma maravilha pois nem se nota o vitiligo... Tb tenho nos pés e cotovelos e joelhos. Desde ha una 3 anos para cá noto que está a aumentar, deve ter que ver com a menopausa. Na cara não tenho, excepto um pouco que ainda passa despercebido junto à boca mas dá para disfarçar com baton. Já fiz comprimidos e exposição ao sol, já fiz o tratamento de espanha comprimidos e pomada ja nem sei o nome, ja fui a Cuba à clinica de Histoterapia Placentaria onde me receitaram Melagenina Plus, fiz durante 2 anos e sinto muito informar mas comigo não resultou.Perdi um pouco a vontade de fazer algo porque desmotivei...ja me ensinaram a colocar casca de noz ainda verde de facto corta o branco, disfarça muito bem mas tenho que pôr a cada dia e não tenho paciencia, no entanto a sra assegurou.me que o marido se curou assim... se lavo as mãos aquilo sai e é por de novo, enfim...não é facil. Neste momento não faço nada, mas já apontei aqui algumas dicas que vou fazer. Como ja experimentei tudo, sem sucesso, perdi a esperança e aceito que vitiligo mói, mas não mata!!! Vou continuar por aqui para troca de impressões convosco pois é sempre agradavel falar com quem tem as mesmas preocupações do que nós. Quem sabe se numa troca de informações uma vez não chega a cura tão esperada... :))

Filipe disse...

Boa tarde, também me foi diagnosticada esta doença muito complicada de gerir. Penso que entre todos podemos recorrer às redes sociais para trocar impressões e tratamentos que estamos a recorrer. Afinal se estas redes sociais existem temos que tirar partido delas. Podemos relatar o acompanhamento com fotografias dos nossos tratamentos e mostrar os resultados que vão surgindo. Penso que o primeiro passo a dar seria a criação de uma página, por exemplo no Facebook, onde todos nós podemos trocar idéias, e quem sabe levar este tema um dia para a comunicação social, pois quando falo da doença a alguém, a maioria desconhece. Alguém já pensou em algo do género?

Filomena Bernardo disse...

A Dermopigmentação Dermatológica é um processo de introdução de implantes dérmicos nas áreas afetadas, para poder realizar este tratamento o vitiligo tem que estar “estacionado” ou seja as lesões tem que estar estabilizadas. As lesões podem ser isoladas ou espalhar-se pelo corpo, atingem principalmente os cotovelos, genitais, rosto, joelhos e extremidades dos membros inferiores e superiores - mãos e pés.
Visite o site especializado em Dermopigmentação Paramédica.
http://www.dermoclynic.com/solucoes-dermoclynic/paramedicas/vitiligo/
Lisboa e Vila Nova de Gaia

Aurora disse...

Alguém com novidades?! Infelizmente eu não tenho. Resta-me a consolação que não tem aumentado. Alguém experimentou a solução descrita anteriormente?

Anónimo disse...

Como foi a evolução?
Já perguntou no seu lugar de dermatologia em curitiba?
Eu nunca experimentei algo assim, mas acho que existem muitos profissionais que podem ajudar.

Anónimo disse...

Olá boa tarde,

Existe alguma coisa nova. O meu filho de 7 anos está a fazer o ELIDEL ainda sem resultados.
Ao mesmo tempo está em sessões com uma psicóloga.
Não podemos desistir.
É muito cruel os olhares das pessoas principalmente para crianças de 7 anos.Neste momento felizmente ainda é só no rosto, mas olhos, lábios e face.
Já pensamos ir para Cuba.
Até já tenho todos os contactos.
Eu vou dando notícias.
Continuem a publicar.

Sofia disse...

Há já alguns meses que o Lipoacid Combi está esgotado nas farmácias e agora dizem-me que foi descontinuado... por causa disso as minhas manchas estão novamente a aumentar. Alguém sabe de um substituto deste medicamento?

Viviane e Fabrício Nascimento disse...

Olá,
Encontrei o blog fazendo minhas incansáveis pesquisas sobre vitiligo, descobri o vitiligo a 4 anos, mas comecei o tratamento a 2, no rosto tinha manchas na boca (cantos) e nos olhos, quando é verão faço uso do Oxsoralem pois tem que se expor ao sol por uns 20 min, uso Elidel à noite e Advantan de dia. Acho um grande erro pessoas que não se expõem nem um momento ao sol, é preciso pelo menos 20 min sem proteção, só assim consegui pigmentar as manchar do rosto. Precisamos estimular a melanina, seja por meios naturais ou artificiais.
Fiz uso do Viticromin mas só dá certo em pequenas lesões, pois passo e pego 5 min de sol (somente isso) então queima dá bolha e pigmenta novamente. Na boca sempre faço isso, se a mancha volta então queimo de novo, por isso tem que ser em lesões bem pequenas (pois queima mesmo) fiz isso pois minha médica prescreveu, já que o fabricante fala que não pode se expor ao sol.
No rosto é mais fácil pigmentar pois a circulação de sangue é maior, agora nas pontas dos dedos que é complicado.
Mas já vi que o emocional é que precisa ser controlado, tirei férias prolongadas, passei 60 dias com minha mãe em Portugal e vi as manchinhas sendo pigmentadas, tomava meu remédio, pegava o solzinho de 20 minutos e vi resultado. Voltei à minha rotina e as manchas voltaram também, então continuo a minha busca por algo que possa ajudar nessa batalha.
Abraços,
Viviane Nascimento

Unknown disse...

bom dia! tenho 30anos moro emLisboa ..comecei a ter manchas nas pontas dos dedos das maos logo a seguir do termino de uma relacao mas tmb logo q comecei a trabalhar na praia de baixo do sol durante horas por isso nao sei o que foi que desencadeiou a doença. passaram 2 meses...uma dermatologista me deu um creme para eczema dizendo que ia anudar a pigmentar mas na verdade so parou de despigmentar e nem sei se foi esse creme. Sabem onde posso achar a melagenina plus em portugal?

ciao
Giovanni

Unknown disse...

bom dia! tenho 30anos moro emLisboa ..comecei a ter manchas nas pontas dos dedos das maos logo a seguir do termino de uma relacao mas tmb logo q comecei a trabalhar na praia de baixo do sol durante horas por isso nao sei o que foi que desencadeiou a doença. passaram 2 meses...uma dermatologista me deu um creme para eczema dizendo que ia anudar a pigmentar mas na verdade so parou de despigmentar e nem sei se foi esse creme. Sabem onde posso achar a melagenina plus em portugal?

ciao
Giovanni

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa Carmo disse...

Olá. Tenho vitiligo há cerca de 20 anos, mas nos últimos anos tem vindo a aumentar muito, julgo que o meu seja imunitário. Agradeço ao autor do blogue e a todo os que aqui publicaram, pois deixei de fazer tratamentos com cremes, dado que nunca vi resultados. Continuo a ser acompanhada pela dermatologista, mas desencantada por falta de tratamentos inovadores. Vou experimentar os Vitises, mas gostaria de saber algo mais sobre a injetável Scenesse e qual o dermatologista que o recomendou( nome, contacto...).
Obrigada e boa sorte para todos.)

Alexandra Aragão disse...

Encontrei este blog porque estava à procura na internet de produtos com placenta... Tenho agora 30 anos e apareceu-me vitiligo com cerca de 6 anos, tornozelos, joelhos, coxis, cotovelos, portanto em quase todas as articulações, menos nas mãos. Até aos 10 anos foi alastrando e a minha mãe (também ela tem no corpo todo) procurou todos os tipos de tratamento, raios UVA, pomadas e mais pomadas, até que me trouxeram um frasco de melagenina e depois de me aconselhar com o dermatologista comecei a aplicar e desisti de tudo o resto que nunca surtiu qualquer efeito. Colocava todos os dias mas não era muito certinha. Para mim, foi um milagre, lentamente o branco começou a ficar pigmentado, todo às pintinhas e depois de parar nunca mais aumentou! Acabei por parar porque depois de me trazerem uns 5 frascos fiquei sem medicamento. A quem tiver oportunidade aconselho a tentarem! Ao início faz um bocado de espécie porque é feito de placenta e cheira muito mal...
Gostava de saber como conseguir mais Melagenina Plus se voltar a necessitar!
Achei que era importante deixar aqui o meu testemunho da experiência com o medicamento já que tanta gente procura cura em coisas que não surtem qualquer efeito...

ana disse...

Bom dia, como você utilizou a cajá? Gostaria de saber. Luto contra o vitiligo também é como possuo a cajá disponível aqui onde vivo gostaria de saber. Obrigada se puder me informar.

ana disse...

Já penso assim também Sérgio.

Unknown disse...

Eu comprei em Havana no Centro de hidroterapia placentária, vários frascos de Melagenina. A minha irmã ficou curada

Unknown disse...

Histoterapia placentária

Anónimo disse...

Olá, também tenho vitiligo, sabem onde posso adquirir a Melagenina em portugal, e qual o preço? gostava de experimentar. Obrigada

Carlos Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Costa disse...

A planta serralha cura o Vitiligo em pouco tempo:
Como tratar o Vitiligo com a planta serralha

Mary disse...

Olá a todos.
Não sei se alguém já ouviu falar de um creme que se consegue mandar vir do Brasil que se chama ''Vitiflora'' e pelos testemunhos que tenho visto ajuda muito na repigmentação. Eu pessoalmente estou tão habituada ao meu vitiligo que tento tratamentos mas nunca vou com eles até ao fim porque perco a paciência para andar sempre toda ''peganhosa'' dos cremes.
Há pouco tempo mandei vir um creme que se vende em portugal, mas que em espanha é mais barato, que se chama ''Sesderma Vitises KT'' e umas ampolas antioxidantes que aceleram a repigmentação da pele. Vou tentar levar este tratamento até ao fim.
Sigam a página ''Vitiligo em Portugal'' no Facebook e partilhem os vossos testemunhos/experiências.
Beijinhos :)