sábado, 30 de agosto de 2008

Tratamentos

Encontrei num blog este testemunho sobre o vitiligo e sobre vários tratamentos tentados e os vários resultados de cada um. Penso que o mais importantes nesta fase será ouvir muitas opiniões e experências. Aproveito para dizer que em relação a uma das causas mais apontadas que tem a ver com os traumas, não sou muito crente dada a minha experiência uma vez que a minha filha com 5 anos é aparentemente feliz sem nenhum tipo de problemas ou traumas que se lhe possam atribuir. Por ventura acredito que todo o tipo de experiências traumáticas e de stress a que uma pessoa está sujeita possam provocar um aumento ou mesmo despoletar o vitiligo mas não acredito que isso seja a causa.
Aqui vai o testemunho de outro doente com vitiligo:

“1- (Medicina ) Quando apareceu um médico tentou "atacar" o problema com cortisóides, resultados: zero, e ainda me criou outros problemas de saúde.

2- (Medicina) Uso de "Meladenine", medicamento françês que se colocava nas zonas afectadas e posteriormente eram expostas ao sol. Resultados: zero, e ainda me causou queimaduras que poderam ter afectado definitivamente a repigmentaçao nessas zonas.

3- (Produtos naturais) MCS II (Comprimidos brasileiros, também comercializados por empresa americana com o nome de "vitilika's"). Era sugerida a toma destas
cápsulas juntamente com dieta e desintoxicação metabólica. Resultados: zero.

4- (Produtos naturais) Desintoxicação metabólica, comprimidos e outros cremes de fabrico duvidoso. resultados: zero.

5- (Produtos naturais) Comprimidos e exposição a ultra violetas, feitos por um aldrabão indiano (Vijay Jabanputra
www.vitiligo.org ) que se dirige a inglaterra 4 vezes por ano para os vender ilegalmente nos hoteis. Fui de Portugal lá e gastei cerca de 800 euros em comprimidos para 6 meses. Apesar de ter sido o unico tratamento em que vi resultados (repigmentei cerca de 15% das zonas afectadas), eles acabaram por desaparecer sem mais nem menos (o organismo deixou de reagir ao tratamento) e as zonas afectadas começaram a aumentar e a aparecer mais vitiligo noutras zonas "limpas" .Telefonei para ele e foi-me dito que devia tomar um suplemento de ferro e comprar mais medicamentos...

6 - (Cosmetico) Dermabest
www.dermabest.com neste momento estou a experimentar este produto numa pequena área para ver os resultados, até agora apenas vejo vermelhidão.

Tenho uma amiga que esteve em Cuba onde fez um tratamento com uma solução alcóolica que lá se fabrica numa clínica, feita a partir de placenta humana resultados: alguns, acabaram por desaparecer com o tempo.

Algumas pessoas que estejam a ler estas linhas podem estar a achar que é um pouco negativista, mas não, é simplesmente realista.
Vivam a vida com naturalidade e alegria. O vitiligo é apenas um problema estético, o importante para o vencer é aprender a viver com ele.”

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá Jorge,

parabêns pela tua página. Espero que ajude outras pessoas com vitiligo. Vamos colaborar e marcar o tal encontro nacional de doentes de vitiligo.
carla

Anónimo disse...

Acabei de chegar do dermatologista com meu filho de 14 anos, diagnostico: vitiligo adorei seu comentario, pois meu filho é sadio , perfeito e muito inteligente seu corpo fisico é apenas um detalhe.


Márcia Braga Brasil.

Jorge Louro disse...

Olá Márcia,

desculpa não ter dito nada mais cedo mas não tem sido possível.
Gostei muito das tuas palavras. É esse espirito que é necessário para enfrentar este problema.
Vai dando noticias que eu também vou contando a minha experiência.

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

É isso mesmo, costumo dizer que nutro até algum carinho pelas minhas manchas.

Cristina disse...

Parabéns! Uma página muito interessante para quem, como eu, sofre de Vitiligo... Quando digo sofre, parece-me um pouco exagerado, quando sabemos que existem inúmeras doenças que fazem sofrer a sério!
É óbvio que o vitiligo não é benvindo! Principalmente na adolescência, pela qual já passei "acompanhada" destas terríveis manchas e que muito me perturbaram nessa altura...
Hoje, com 42 anos, já estou completamente familiarizada com esta realidade... mas confesso que qualquer novidade satisfatória acerca de um tratamento com resultados é sempre uma esperança que ainda não perdi!
Há já alguns anos que deixei de procurar uma solução, mas vou estar atenta a este blog e se poder ser útil em alguma coisa... podem contar comigo!
Com a minha vasta experiência de convivência com o vitiligo, aprendi várias "técnicas" de "disfarce" e mesmo no verão, bem bronzeada, só quem me conhece sabe das minhas manchas...
Bem haja.
Cristina

Jorge Louro disse...

Olá Cristina,

quem bom teres participado. O desenvolvimento deste Blog depende da participação e testemunhos como o teu. Em relação à ajuda que podes dar penso que seria muito útil o teu testemunho sobre a forma que encaraste e superaste o teu problema naquela idade difícil. Concordo plenamente contigo quando dizes que a gravidade deste problema é relativa porque na verdade problemas, infelizmente, têm outras pessoas, e muito graves, mas de facto o que me preocupa é como a minha filha vai encarar este problema naquela idade difícil de afirmação na adolescência.
É isso que me preocupa e dói só de pensar se a minha filha não vai crescer e “desabrochar” de forma natural e bonita como faria se não tivesse nada.
Vai dando noticias.

Até já

Anónimo disse...

olá, eu sou um doente como vc, sofro de vitiligo, mas fui a um médico que ja sabe qual o tratamento, e agora surgio uma nova esperança!! tenhu percorrido médico por todo o portugal e nada, duas semanas fui a um médico e agora já noto a minha melanina a activar e veju em algumas zonas do corpo a mancha a fechar!

se quiser alguma informaçao ou falar pode me adicionar no msn p.j.g.v@hotmail.com

Cumprimentos,
Paulo

Anónimo disse...

eu tambem tenho isso e meti leite de figo em algumas manchas e elas desapareceram. Doeu um pouco porque queima a pele mas resultou :D